Línguas de herança, obsolescência linguística e motivações para aprendizagem no contexto da educação escolar indígena: reflexões, dúvidas e desafios
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Museu Paraense Emílio Goeldi
Título:
Heritage languages, linguistic obsolescence and motivations for learning in the context of indigenous school education: reflections, doubts and challenges
Descrição
Neste artigo, a partir das experiências de revitalização das línguas tradicionais dos povos Puruborá e Sakurabiat, no estado de Rondônia, apresentamos algumas reflexões sobre o impacto de experiências de revitalização dessa natureza e os desafios encontrados em processos de retomada linguística, no contexto em que as línguas originárias funcionam ao mesmo tempo como segunda língua e língua de herança.
Resumo
In this article, based on the experiences of revitalizing the traditional languages of the Puruborá and Sakurabiat peoples, in the state of Rondônia, we present some reflections on the impact of revitalization experiences of this nature and the challenges encountered in processes of linguistic recovery, in the context in which the original languages function at the same time as a second language and a heritage language.
Palavras-chave
Citação
GALÚCIO, Ana Vilacy. Línguas de herança, obsolescência linguística e motivações para aprendizagem no contexto da educação escolar indígena: reflexões, dúvidas e desafios. Cadernos de Linguística, [s. l.], v. 1, n. 3, p. 01-20, out. 2020. Disponível em: DOI 10.25189/2675-4916.2020.V1N3ID235. Acesso em: 17 abr, 2025.
