Skip navigation
  • Portal do Governo Brasileiro
DSpace logo
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Orientadores
    • Título
    • Assunto
    • Tipo do Documento
    • CNPq
    • Departamento
    • Programas
    • Tipo de Acesso
  • Contato
  • Idioma
    • español
    • English
    • português
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2589
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensino de Botânica na Amazônia: Práticas docentes e aprimoramentos necessários
Título(s) alternativo(s): Teaching Botany in the Amazon: Teaching practices and necessary improvements
Autor(es): Alves, Robson Marinho
Gil, André dos Santos Bragança
Aguiar-Dias, Ana Cristina Andrade de
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a prática docente através do olhar do educador ao ensinar os conteúdos de Botânica nas licenciaturas em Ciências Biológicas e Naturais ofertadas por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado do Amapá, Amazônia brasileira. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário contendo perguntas relacionadas às particularidades do curso, aos conteúdos, à carga horária, às práticas e estratégias metodológicas empregadas nas disciplinas de Botânica e à formação profissional. As dinâmicas vivenciadas pelos docentes apontam obstáculos que limitam sua prática. Os aspectos sinalizados em diversos momentos da pesquisa indicam que, o nível de conhecimento botânico dos acadêmicos ingressantes, a escassez de material didático e de espaços apropriados para as aulas e o conspícuo desinteresse dos discentes pelos conteúdos são as principais causas das questões levantadas. Diante dos resultados apresentados, é notória a necessidade de aprimoramento do ensino de Botânica nos cursos de licenciatura estudados, principalmente no que tange ao desempenho e às estratégias metodológicas de ensino.
Abstract: The present work aimed to analyze the teaching practice through the educator's perspective when teaching the contents of Botany in the degrees in Biological and Natural Sciences offered by public Higher Education Institutions (HEIs) in the state of Amapá, Brazilian Amazon. The data were collected through the application of a questionnaire containing questions related to the particularities of the course, the contents, the workload, the methodological practices and strategies used in the disciplines of Botany and professional training. The dynamics experienced by the teachers point out obstacles that limit their practice. The aspects signaled at different moments of the research indicate that the level of botanical knowledge of the incoming students, the scarcity of didactic material and appropriate spaces for classes and the conspicuous lack of interest in the students by the contents are the main causes of the issues raised. In view of the results presented, it is clear that there is a need to improve the teaching of Botany in the undergraduate courses studied, especially with regard to performance and teaching methodological strategies.
Palavras-chave: Botânica
Ensino Superior
Educação
Docentes
Discentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Museu Paraense Emílio Goeldi
Sigla da Instituição: MPEG
Citação: ALVES, Robson Marinho; GIL, André dos Santos Bragança; AGUIAR-DIAS, Ana Cristina Andrade de. Ensino de Botânica na Amazônia: práticas docentes e aprimoramentos necessários. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 21, n. 1, p. 1-21, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2589
Data do documento: 1-mar-2022
Aparece nas coleções:Botânica - Artigos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de botanica.pdf243,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

logo-mctic