Estudo osteológico e miológico do crânio de Opisthocomus hoazin (Muller,1976) (Aves : Opisthocomidae), comparado com algumas espécies de Cracidae, Musophagidae e Cuculidae.
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo
Tipo
Título:
Descrição
Resumo
Opisthocomus hoazin (Muller, 1776), espécie endêmica da região e representante único da família Opisthocomidae, ainda é objeto de controivérsia quanto a sua posição sistemática. Neste estudo foram realizados os caracteres osteológicos e miológicos crânianos de O. hoazin e comparados com os de 15 espécies representantes da família Cracidae (Ortalis motmot, Penelope pileata, Pipile cujubi, Nothocrax urumutum, Mitu tuberosa, Crax alector), Musophagidae (Musophaga violacea, Tauraco erythrolophus, Tauraco harthlaubi e Tauraco leucotis) e Cuculidae (Coccyzus americanus, Coccyzus melacorynchus, Piaya cayana, Crotophaga ani e Guira guira). As descrições osteológicas e miológicas detalhadas da espécie O. hoazin foram utilizadas como referencial para as comparações das diversas estruturas anatômicas com as espécies acima mencioanadas. Com base nos estudos anatômicos craniânos observa-se que O. hoazin possui características próprias, embora em alguns aspectos pareça estar mais relacionada aos Musophagidae, e em outros, com os Cuculidae. No entanto, O. hoazin apresenta poucas afinidades com os Cracidae. Ainda é complexo relacionar O. hoazin com qualquer um desses táxons baseando-se nos caracteres osteológicos e miológicos do crânio, sendo conveniente no momento mante-la na Ordem monotípica Opisthocomiformes.
Palavras-chave
Citação
MARCELIANO, Maria Luiza Videira. Estudo osteológico e miológico do crânio de Opisthocomus hoazin (Muller,1976) (Aves : Opisthocomidae), comparado com algumas espécies de Cracidae, Musophagidae e Cuculidae. 1996. 95 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo.
