Levantamento etnobotânico de plantas medicinais, alimentares e tóxicas da Ilha do Combu, Município de Belém, Estado do Pará, Brasil.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Sociedade Brasileira de Farmacognosia

Tipo

Título:

Etnobotanical research of medicinal, alimentary and toxic plants in Combu Island, County of Belém, Pará, Brazil.

Descrição

Resumo

Foi realizado o levantamento etnobotânico das plantas medicinais, alimentares e tóxicas por meio de entrevistas com 31 moradores residentes na ilha do Combu, município de Belém, Estado do Pará. Utilizou-se questionários fechados que abordaram o nome popular da planta, parte usada, forma de preparo e usos locais. No caso das plantas tóxicas coletou-se informações mais específicas a respeito da parte que provoca toxicidade, o tipo e as conseqüências da intoxicação. Os resultados mostraram 22 famílias, 29 gêneros e 33 espécies na categoria medicinal com uso das folhas sendo que arruda (Ruta graveolens L.), catinga de mulata (Aeollanthus suaveolens Mert. Ex.Spreng), goiaba (Psidium guajava L.) e elixir paregórico (Piper calosum Ruiz et.Pav) apresentaram freqüência de citação (%) ³ 5%; as alimentares em 13 famílias, 18 gêneros e 19 espécies sendo o açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.), cacau (Theobroma cacao L.), cupuaçu (Theobroma grandiflorum L.) e banana (Musa paradisíaca L.) as mais citadas; as tóxicas 9 famílias, 11 gêneros e 11 espécies e as mais citadas foram o assacu (Hura creptans L.), aninga (Montrichardia vinifera Schott.), urtiga (Fleurya aestuans L.) e caxinguba (Ficus maxima P.Miller). Estudos fitoquímicos e far macológicos poderão contribuir com maiores informações para orienta ção e melhor uso destas plantas no âmbito da saúde e da qualidade ambiental.

Citação

MARTINS, Anderson Geber et al. Levantamento etnobotânico de plantas medicinais, alimentares e tóxicas da Ilha do Combu, Município de Belém, Estado do Pará, Brasil. Revista Brasileira de Farmacognosia, João Pessoa, v. 86, n. 1, p. 21-30, 2005.

DOI

Categoria de Assunto

browse.metadata.srsc

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por