Avaliação das populações nativas de açaizeiro (Euterpe oleracea) na comunidade do Rio Marajoí, Município de Gurupá (PA).
Carregando...
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Museu Paraense Emílio Goeldi
Tipo
Título:
Descrição
Resumo
Foram visitadas áreas de açaizais nativos nas comunidades do rio Marajoí, município de Gurupá, estado do Pará. Avaliou-se as formas de manejo e produção do palmito em conserva. Constatou-se que o manejo é realizado com o desbaste de perfilhos na touceira e desbaste dos estipes para extração do palmito. Entre outras atividades o aproveitamento das partes vegetativas como adubo; produção de mudas e a proteção da cabeça do palmito para evitar a perda de umidade e o excesso de ressecamento. O tratmento da água deve ser mais eficaz para o preparo da conserva, aumentando-se as dosagens de produtos químicos adequados. O palmito do Marajoí enquadra-se nos padrões de qualidade à comercialização, além de estar associado a conservação da espécie em função do manejo.
Palavras-chave
Citação
MESQUITA, Sandro A. J.; JARDIM, Mário Augusto Gonçalves. Avaliação das populações nativas de açaizeiro (Euterpe oleracea) na comunidade do Rio Marajoí, Município de Gurupá (PA). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Série Botânica, Belém, v. 12, n. 2, 1996.
