Skip navigation
  • Portal do Governo Brasileiro
DSpace logo
  • Página de inicio
  • Listar
    • Comunidades
    • Buscar elementos por:
    • Fecha Publicación
    • Autor
    • ???browse.menu.advisor???
    • Título
    • Materia
    • ???browse.menu.type???
    • ???browse.menu.cnpq???
    • ???browse.menu.department???
    • ???browse.menu.program???
    • ???browse.menu.access???
  • Comentarios
  • Language
    • español
    • English
    • português
  • Servicios
    • Mi DSpace
    • Alertas
    • Editar perfil

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2589
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorAlves, Robson Marinho-
dc.creatorGil, André dos Santos Bragança-
dc.creatorAguiar-Dias, Ana Cristina Andrade de-
dc.date.accessioned2025-02-21T13:37:06Z-
dc.date.available2025-01-06-
dc.date.available2025-02-21T13:37:06Z-
dc.date.issued2022-03-01-
dc.identifier.citationALVES, Robson Marinho; GIL, André dos Santos Bragança; AGUIAR-DIAS, Ana Cristina Andrade de. Ensino de Botânica na Amazônia: práticas docentes e aprimoramentos necessários. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 21, n. 1, p. 1-21, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2589-
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze the teaching practice through the educator's perspective when teaching the contents of Botany in the degrees in Biological and Natural Sciences offered by public Higher Education Institutions (HEIs) in the state of Amapá, Brazilian Amazon. The data were collected through the application of a questionnaire containing questions related to the particularities of the course, the contents, the workload, the methodological practices and strategies used in the disciplines of Botany and professional training. The dynamics experienced by the teachers point out obstacles that limit their practice. The aspects signaled at different moments of the research indicate that the level of botanical knowledge of the incoming students, the scarcity of didactic material and appropriate spaces for classes and the conspicuous lack of interest in the students by the contents are the main causes of the issues raised. In view of the results presented, it is clear that there is a need to improve the teaching of Botany in the undergraduate courses studied, especially with regard to performance and teaching methodological strategies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherMuseu Paraense Emílio Goeldipt_BR
dc.relation.ispartofRevista Electrónica de Enseñanza de las Cienciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.titleEnsino de Botânica na Amazônia: Práticas docentes e aprimoramentos necessáriospt_BR
dc.title.alternativeTeaching Botany in the Amazon: Teaching practices and necessary improvementspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.volume21pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage21pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar a prática docente através do olhar do educador ao ensinar os conteúdos de Botânica nas licenciaturas em Ciências Biológicas e Naturais ofertadas por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado do Amapá, Amazônia brasileira. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário contendo perguntas relacionadas às particularidades do curso, aos conteúdos, à carga horária, às práticas e estratégias metodológicas empregadas nas disciplinas de Botânica e à formação profissional. As dinâmicas vivenciadas pelos docentes apontam obstáculos que limitam sua prática. Os aspectos sinalizados em diversos momentos da pesquisa indicam que, o nível de conhecimento botânico dos acadêmicos ingressantes, a escassez de material didático e de espaços apropriados para as aulas e o conspícuo desinteresse dos discentes pelos conteúdos são as principais causas das questões levantadas. Diante dos resultados apresentados, é notória a necessidade de aprimoramento do ensino de Botânica nos cursos de licenciatura estudados, principalmente no que tange ao desempenho e às estratégias metodológicas de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsMPEGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICApt_BR
Aparece en las colecciones: Botânica - Artigos Publicados em Periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ensino de botanica.pdf243,43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Mostrar el registro sencillo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

logo-mctic