Skip navigation
  • Portal do Governo Brasileiro
DSpace logo
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Orientadores
    • Título
    • Assunto
    • Tipo do Documento
    • CNPq
    • Departamento
    • Programas
    • Tipo de Acesso
  • Contato
  • Idioma
    • español
    • English
    • português
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Grace Kelly P.-
dc.creatorGuapindaia, Vera Lúcia C.-
dc.date.accessioned2023-03-24T13:48:16Z-
dc.date.available2023-03-22-
dc.date.available2023-03-24T13:48:16Z-
dc.date.issued2001-07-05-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Grace Kelly P.; GUAPINDAIA, Vera Lúcia C. Análise dos bancos das urnas Maracás. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 9., 2001, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 2001.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1980-
dc.description.abstractThe funerary urns of the Maracá culture, originating in the region of Igarapé do Lago, are known worldwide and are characterized by human figures seated on benches. However, certain details present in these urns have not yet been established. The objective of this work was to characterize the benches figured in the urns. To this end, the benches were thoroughly observed and drawn on cards created for these purposes, using twenty-seven urns with bench collected at site AP-MZ-30 Gruta das Caretas, three urns from the Ferreira Penna Collection, four urns from the Lima Guedes Collection, and two from the Carlos Estevão Collection. Thus, through the characterization of these artifacts, which have anthropomorphic and zoomorphic forms, we conclude that the act of sitting on benches, within the Maracá culture, can express a concept of transformation, of communication between levels of life, and of connection with ancestry and authority. Furthermore, this work intends to contribute to a better understanding of funerary rituals and the Maracá culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherMuseu Paraense Emílio Goeldipt_BR
dc.relation.ispartofAnálise dos bancos das urnas Maracáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUrnas funeráriaspt_BR
dc.subjectMaracáspt_BR
dc.titleAnálise dos bancos das urnas Maracáspt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of Maracás' ballot boxespt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.resumoAs urnas funerárias da cultura Maracá originárias da região do Igarapé do Lago, são conhecidas mundialmente e caracterizam-se por figuras humanas sentadas em bancos. No entanto, certos detalhes presentes nestas urnas ainda não foram estabelecidos. O objetivo deste trabalho foi caracterizar os bancos figurados nas urnas, para tanto os bancos foram minuciosamente observados e desenhados em fichas criadas com estas finalidades, utilizando-se vinte e sete urnas com banco coletadas no sítio AP-MZ-30 Gruta das Caretas, três urnas da Coleção Ferreira Penna, quatro urnas da Coleção Lima Guedes e duas da Coleção Carlos Estevão. Desta forma, através da caracterização destes artefatos, que possuem formas antropomorfas e zoomorfas, conclui-se que o ato de sentar-se em bancos, dentro da cultura Maracá, pode expressar um conceito de transformação, de comunicação entre os níveis de vida e de ligação com a ancestralidade e a autoridade. Outrossim, este trabalho pretende dar uma contribuição para uma melhor compreensão dos rituais funerários e da cultura Maracá.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsMPEGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Resumos - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
16.ANÁLISE DOS BANCOS DAS URNAS.pdf325,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

logo-mctic