Skip navigation
  • Portal do Governo Brasileiro
DSpace logo
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Orientadores
    • Título
    • Assunto
    • Tipo do Documento
    • CNPq
    • Departamento
    • Programas
    • Tipo de Acesso
  • Contato
  • Idioma
    • español
    • English
    • português
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAMARINHA, Hugo Maximino-
dc.creatorGARCÉS, Claudia Leonor López-
dc.creatorKA'APOR, Valdemir-
dc.date.accessioned2021-11-25T19:06:39Z-
dc.date.available2020-11-20-
dc.date.available2021-11-25T19:06:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1473-
dc.description.abstractMuch of the ethnographic work on indigenous organology has a specific focus on wind instruments, but we maintain that the study of other indigenous musical instruments is also important. Among non-wind instruments, membranophones have received the least attention in ethnomusicology. This study describes the drum instrument of the Ka’apor people (Tupi- Guarani language speakers who live in the Alto Turiaçu Indigenous Reserve in Maranhão, Brazil) from an ethnomusicological perspective based on fieldwork and research in ethnological archives. We highlight the unique features and performative aspects of the Ka’apor drum alongside other membranophone instruments in other indigenous and quilombola contexts. We understand the myriad of purposes and applications of these instruments among different indigenous groups in lowland South America to represent both correlations and divergencies, depending on the particular cultural context. Because of the lack of identical relative intensity among the various approaches, modern ethnography requires a different approach to indigenous membranophones that puts these instruments on equal footing with studies of other indigenous musical instruments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.relation.ispartofBoletim Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovo indígena Ka’apor.pt_BR
dc.subjectMembranofone ameríndio.pt_BR
dc.subjectMúsica indígena.pt_BR
dc.subjectKa’apor people.pt_BR
dc.subjectAmerindian membranophones.pt_BR
dc.subjectIndigenous music.pt_BR
dc.titleO tambor Ka’apor e o percutir de outros povos: estudo introdutório sobre o membranofone em contextos indígenaspt_BR
dc.title.alternativeThe Ka’apor drum and the percussion of other peoples: an introductory study on the membranophone in indigenous contextspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage26pt_BR
dc.identifier.doie20180128pt_BR
dc.description.resumoTrabalhos sobre música indígena, com foco específico na organologia ameríndia, dão prevalência aos instrumentos musicais aerofones. Colocar em paralelo o estudo de outros instrumentos musicais indígenas nos parece significativo. Entre o conjunto de instrumentos característicos dos povos indígenas, no contexto da Amazônia, o tambor tem sido o menos abordado pela etnomusicologia. O presente estudo aborda o tambor dos indígenas Ka’apor, povo falante de língua do tronco Tupi, habitantes da Terra Indígena Alto Turiaçu, Maranhão, Brasil. A partir do enfoque da etnomusicologia e com base em levantamento feito em acervos etnográficos e em pesquisa etnográfica, procuramos evidenciar as particularidades do tambor Ka’apor e de seus aspectos performáticos, em paralelo com outros instrumentos membranofones em outros contextos indígenas e quilombolas. A multiplicidade de desígnios e a aplicabilidade do instrumento, entre os diferentes grupos abordados, denotam correlação ou divergência, dependendo dos contextos culturais particulares. Por haver escassa equanimidade entre as diversas abordagens, é importante que haja um olhar distinto sobre o membranofone indígena, devendo este ser elevado a outra categoria, uma que lhe conceda um lugar justo, junto ou a par dos estudos dos demais instrumentos musicais indígenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIBICTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas - Artigos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O tambor Ka’apor e o percutir de outros povos.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

logo-mctic