Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/615
Tipo: artigo
Título: Caracterização Polínica do mel de Apis mellifera L. em área de floresta secundária no município de Igarapé-Açu-Pará.
Autor(es): Oliveira, Francisco Plácido Magalhães
Carreira, Léa Maria Medeiros
Jardim, Mário Augusto Gonçalves
Abstract: O presente estudo avaliou a ocorrência de tipos polínicos e suas respectivas freqüências no mel de Apis mellffera L., em área de floresta secundária na Fazenda Escola da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, no município de Igarapé-Açu,Pará, Brasil. Durante o período de agosto de 1995 a novembro de 1996 foram coletadas e analisadas as amostras de mel procedentes de 5 colméias para identificação dos tipos polínicos e determinação da porcentagem de ocorrência. Foram reconhecidos 41 tipos polínicos distribuídos em 23 famílias, 29 gêneros e 31 espécies. Dez não puderam ser identificados. Asfamílias mais represen­ tativas quanto ao número de espécies foram: Leguminosae-Mimosoideae (5) e Arecaceae(4). As espécies com freqüência polínica dominante foram: Mimosa pudica L. (88,0%); Borreria verticíllata G.FW.Mey. (74,8%) e Tapirira guianensis Aubl. (74,0%). Concluiu-se que, das espécies da vegetação secundária que mais contribuiu com ti­pos polínicos no mel foi Tapirira guianensis.
Palavras-chave: Pólen
Pollen
Apis mellifera
Melissopalinologia
Vegetação secundária
Secondary forest
Editor: Museu Paraense Emilio Goeldi
Citação: OLIVEIRA, F.P.M.; CARREIRA, L.M.M.; JARDIM, M.A.G. Caracterização Polínica do mel de Apis mellifera L. em área de floresta secundária no município de Igarapé-Açu-Pará. Boletim Museu Paraense Emílio Goeldi, Série Botânica, v.14, n. 2, p.159-178, 1998.
URI: http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/615
Data do documento: 1998
Aparece nas coleções:Botânica - Artigos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
B MPEG Bot 14(2) 1998 Oliveira b.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons