Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/400
Tipo: artigo
Título: Abundância e distribuição de invertebrados do solo em ecossitemas da Amazônia Oriental. O papel ecológico dos cupins.
Autor(es): Bandeira, Adelmar Gomes
Torres, Maria Fernanda P.
Abstract: Estudou-se a abundância da meso e macrofauna do solo, incluindo a madeira em decomposição, em ambientes naturais e em pastagens na Zona Bragantina, no Leste do Estado do Pará. A abundância foi expressa em forma de densidade e biomassa fresca. As amostras de solo, de 15 cm de profundidade, foram fracionadas em subamostras de 5 cm para estudos da distribuição vertical. O método para extração da fauna do solo foi o de Berlese-Tullgren, e a fauna de troncos foi coletada por catação direta. Os táxon de maior densidade são ácaros e colêmbolas e os de maior biomassa são formigas e cupins. Os cupins apresentam maior biomassa que qualquer outro grupo em floresta primária, concentrando-se principalmente dentro de troncos em decomposição, que é o alimento da maioria das espécies. Em campinas de solo arenoso, encontrou-se também uma alta densidade de cupins, mas de poucas espécies. Em pastagens e em capoeiras, a variedade de espécies é relativamente alta e a abundância depende basicamente da disponibilidade de madeira morta para alimentar as populações destes insetos.
Palavras-chave: Cupins
Fauna de solo
Ecologia animal
Pará - Brasil
Amazônia
Editor: Museu Paraense Emilio Goeldi
Citação: BANDEIRA, Adelmar Gomes; TORRES, Maria Fernanda P. Abundância e distribuição de invertebrados do solo em ecossitemas da Amazônia Oriental. O papel ecológico dos cupins. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Série Zoologia, Belém, v. 2, n. 1, p. 13-38, dez. 1985.
URI: http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/400
Data do documento: Dez-1985
Aparece nas coleções:Zoologia - Artigos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
B MPEG ZOO N 2 (1) 1985 CARVALHO.pdf427,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons