Skip navigation
  • Portal do Governo Brasileiro
DSpace logo
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Orientadores
    • Título
    • Assunto
    • Tipo do Documento
    • CNPq
    • Departamento
    • Programas
    • Tipo de Acesso
  • Contato
  • Idioma
    • español
    • English
    • português
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCHÊNE NETO, Guilherme Bemerguy-
dc.creatorMENDES, Lorena Alves-
dc.creatorROCHA, Manoel Cláudio Mendes Gonçalves da-
dc.date.accessioned2023-10-31T12:44:48Z-
dc.date.available2015-02-23-
dc.date.available2023-10-31T12:44:48Z-
dc.date.issued2015-02-23-
dc.identifier.citationCHÊNE NETO, G. B.; MENDES, L. A.; ROCHA, M. C. M. G. da. CURRÍCULOS ESCOLARES E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL: UMA ANÁLISE SOBRE O EMPREGO DA LEI Nº 11.645/08 NOS COLÉGIOS DE BELÉM/PA. Educação em Revista, [S. l.], v. 15, n. 01, 2015. DOI: 10.36311/2236-5192.2014.v15n01.4745. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/4745.pt_BR
dc.identifier.issn1518-7926pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2530-
dc.description.abstractThe aim of this article is to examine the school curriculum and educational material from public and private schools in Belém and from this analysis, reflect on the inclusion of themes related to the history and indigenous culture in the curriculum in accordance with the requirements of Law n. 11.645/2008. The analysis was conducted through literature and documents, unstructured interviews with administrators and teachers from two schools in the basic education of Belém, and analysis of teaching materials and syllabus of two other schools. The importance of this work lies in the possibility of providing a general look at the schools of Belém and how they deal with this law, which allows us to analyze the possible advances and difficulties of implementing education in a multiethnic school. It was found that indigenous issues is still not present fully in the daily school in Belém, and that there is still long way to go in ensuring the effective implementation of the Law n. 11.645/2008.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherMuseu Paraense Emílio Goeldipt_BR
dc.relation.ispartofEducação em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículos escolarespt_BR
dc.subjectTemática indígenapt_BR
dc.subjectLei nº 11.645/08pt_BR
dc.titleCURRÍCULOS ESCOLARES E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL: UMA ANÁLISE SOBRE O EMPREGO DA LEI Nº 11.645/08 NOS COLÉGIOS DE BELÉM/PApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage31pt_BR
dc.citation.epage42pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo analisar os currículos escolares e o material didático da rede pública e privada de ensino em Belém e a partir desta análise, refletir sobre a inclusão da temática referente à história e cultura indígena nos currículos, de acordo com as exigências da Lei nº 11.645/2008. A análise foi realizada através de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas não-estruturadas com gestoras e professores de duas escolas da educação básica de Belém, além da análise do material didático e conteúdo programático de outras duas escolas. A importância deste trabalho reside na possibilidade de proporcionar um olhar geral sobre as escolas de Belém e de que modo estas lidam com essa lei, o que nos permite analisar os possíveis avanços e as dificuldades da educação belenense em implementar um ensino pluriétnico. Foi possível constatar que a temática indígena ainda não se faz presente de forma plena no cotidiano escolar em Belém, e que ainda há muito que caminhar no sentido de garantir a efetiva aplicação da Lei nº 11.645/2008.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsMPEGpt_BR
dc.subject.cnpqAntropologia; Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas - Artigos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudiadaros,+4745-15629-1-CE (1).pdf173,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

logo-mctic