Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2589
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Ensino de Botânica na Amazônia: Práticas docentes e aprimoramentos necessários |
Título(s) alternativo(s): | Teaching Botany in the Amazon: Teaching practices and necessary improvements |
Autor(es): | Alves, Robson Marinho Gil, André dos Santos Bragança Aguiar-Dias, Ana Cristina Andrade de |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar a prática docente através do olhar do educador ao ensinar os conteúdos de Botânica nas licenciaturas em Ciências Biológicas e Naturais ofertadas por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado do Amapá, Amazônia brasileira. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário contendo perguntas relacionadas às particularidades do curso, aos conteúdos, à carga horária, às práticas e estratégias metodológicas empregadas nas disciplinas de Botânica e à formação profissional. As dinâmicas vivenciadas pelos docentes apontam obstáculos que limitam sua prática. Os aspectos sinalizados em diversos momentos da pesquisa indicam que, o nível de conhecimento botânico dos acadêmicos ingressantes, a escassez de material didático e de espaços apropriados para as aulas e o conspícuo desinteresse dos discentes pelos conteúdos são as principais causas das questões levantadas. Diante dos resultados apresentados, é notória a necessidade de aprimoramento do ensino de Botânica nos cursos de licenciatura estudados, principalmente no que tange ao desempenho e às estratégias metodológicas de ensino. |
Abstract: | The present work aimed to analyze the teaching practice through the educator's perspective when teaching the contents of Botany in the degrees in Biological and Natural Sciences offered by public Higher Education Institutions (HEIs) in the state of Amapá, Brazilian Amazon. The data were collected through the application of a questionnaire containing questions related to the particularities of the course, the contents, the workload, the methodological practices and strategies used in the disciplines of Botany and professional training. The dynamics experienced by the teachers point out obstacles that limit their practice. The aspects signaled at different moments of the research indicate that the level of botanical knowledge of the incoming students, the scarcity of didactic material and appropriate spaces for classes and the conspicuous lack of interest in the students by the contents are the main causes of the issues raised. In view of the results presented, it is clear that there is a need to improve the teaching of Botany in the undergraduate courses studied, especially with regard to performance and teaching methodological strategies. |
Palavras-chave: | Botânica Ensino Superior Educação Docentes Discentes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Museu Paraense Emílio Goeldi |
Sigla da Instituição: | MPEG |
Citação: | ALVES, Robson Marinho; GIL, André dos Santos Bragança; AGUIAR-DIAS, Ana Cristina Andrade de. Ensino de Botânica na Amazônia: práticas docentes e aprimoramentos necessários. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 21, n. 1, p. 1-21, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2589 |
Data do documento: | 1-mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Botânica - Artigos Publicados em Periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino de botanica.pdf | 243,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.