Skip navigation
  • Portal do Governo Brasileiro
DSpace logo
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Orientadores
    • Título
    • Assunto
    • Tipo do Documento
    • CNPq
    • Departamento
    • Programas
    • Tipo de Acesso
  • Contato
  • Idioma
    • español
    • English
    • português
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2564
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Botânica no Ensino Superior: o que pensam os discentes do Amapá (Amazônia, Brasil)
Título(s) alternativo(s): Botany in Higher Education: what students from Amapá (Amazonia, Brazil)
Autor(es): Alves, Robson Marinho
Dias, Ana Cristina Andrade de Aguiar
Gil, André dos Santos Bragança
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo descrever as dificuldades encontradas pelos discentes no processo ensinoaprendizagem, dos conteúdos de Botânica em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Naturais ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado do Amapá. Os dados foram coletados a partir da utilização de questionários, contendo perguntas referentes as particularidades dos discentes e do curso, os obstáculos relacionados aos conteúdos e carga horária das disciplinas, a metodologia docente e o que pode ser melhorado no ensino de Botânica. As respostas destacam os empecilhos que limitam a aprendizagem dos discentes no que se referem às estratégias didáticas aplicadas pelos docentes no ensino das disciplinas, a exiguidade de aulas práticas, a escassez de material didático e de espaços específicos para as aulas e a carga horária insuficiente para estudar as disciplinas de Botânica. Os resultados apresentados neste estudo recomendam o aperfeiçoamento do ensino de Botânica nos cursos de licenciaturas analisados, principalmente no que tange as estratégias e procedimento metodológico docente ao ensinar as disciplinas de Botânica.
Abstract: The present study aimed to describe the difficulties encountered by students in the teaching-learning process, of the contents of Botany in degree courses in Biological and Natural Sciences offered by public Higher Education Institutions (HEIs) in the state of Amapá. The data were collected from the use of questionnaires, containing questions regarding the particularities of the students and the course, the obstacles related to the content and workload of the subjects, the teaching methodology and what can be improved in the teaching of Botany. The responses highlight the obstacles that limit students' learning with regard to the didactic strategies applied by teachers in the teaching of subjects, the lack of practical classes, the scarcity of didactic material and specific spaces for classes and the insufficient workload for students. study the disciplines of botany. The results presented in this study recommend the improvement of the teaching of Botany in the undergraduate courses analyzed, mainly with regard to the strategies and methodological teaching procedure when teaching the disciplines of Botany.
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino
Ciências Biológicas e Naturais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Museu Paraense Emílio Goeldi
Sigla da Instituição: MPEG
Citação: ALVES, Robson Marinho; DIAS, Ana Cristina Andrade de Aguiar; GIL, André dos Santos Bragança. Botânica no Ensino Superior: o que pensam os discentes do Amapá (Amazônia, Brasil). Research, Society and Development, v. 10, n. 5, e55210515250, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: e55210515250
URI: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2564
Data do documento: 16-mai-2021
Aparece nas coleções:Botânica - Artigos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Botanicano ensino superior...pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

logo-mctic