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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2530
Tipo: Artigo de Periódico
Título: CURRÍCULOS ESCOLARES E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL: UMA ANÁLISE SOBRE O EMPREGO DA LEI Nº 11.645/08 NOS COLÉGIOS DE BELÉM/PA
Autor(es): CHÊNE NETO, Guilherme Bemerguy
MENDES, Lorena Alves
ROCHA, Manoel Cláudio Mendes Gonçalves da
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar os currículos escolares e o material didático da rede pública e privada de ensino em Belém e a partir desta análise, refletir sobre a inclusão da temática referente à história e cultura indígena nos currículos, de acordo com as exigências da Lei nº 11.645/2008. A análise foi realizada através de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas não-estruturadas com gestoras e professores de duas escolas da educação básica de Belém, além da análise do material didático e conteúdo programático de outras duas escolas. A importância deste trabalho reside na possibilidade de proporcionar um olhar geral sobre as escolas de Belém e de que modo estas lidam com essa lei, o que nos permite analisar os possíveis avanços e as dificuldades da educação belenense em implementar um ensino pluriétnico. Foi possível constatar que a temática indígena ainda não se faz presente de forma plena no cotidiano escolar em Belém, e que ainda há muito que caminhar no sentido de garantir a efetiva aplicação da Lei nº 11.645/2008.
Abstract: The aim of this article is to examine the school curriculum and educational material from public and private schools in Belém and from this analysis, reflect on the inclusion of themes related to the history and indigenous culture in the curriculum in accordance with the requirements of Law n. 11.645/2008. The analysis was conducted through literature and documents, unstructured interviews with administrators and teachers from two schools in the basic education of Belém, and analysis of teaching materials and syllabus of two other schools. The importance of this work lies in the possibility of providing a general look at the schools of Belém and how they deal with this law, which allows us to analyze the possible advances and difficulties of implementing education in a multiethnic school. It was found that indigenous issues is still not present fully in the daily school in Belém, and that there is still long way to go in ensuring the effective implementation of the Law n. 11.645/2008.
Palavras-chave: Educação
Currículos escolares
Temática indígena
Lei nº 11.645/08
CNPq: Antropologia; Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Museu Paraense Emílio Goeldi
Sigla da Instituição: MPEG
Citação: CHÊNE NETO, G. B.; MENDES, L. A.; ROCHA, M. C. M. G. da. CURRÍCULOS ESCOLARES E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL: UMA ANÁLISE SOBRE O EMPREGO DA LEI Nº 11.645/08 NOS COLÉGIOS DE BELÉM/PA. Educação em Revista, [S. l.], v. 15, n. 01, 2015. DOI: 10.36311/2236-5192.2014.v15n01.4745. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/4745.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2530
Data do documento: 23-fev-2015
Aparece nas coleções:Ciências Humanas - Artigos Publicados em Periódicos

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