Skip navigation
  • Portal do Governo Brasileiro
DSpace logo
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Orientadores
    • Título
    • Assunto
    • Tipo do Documento
    • CNPq
    • Departamento
    • Programas
    • Tipo de Acesso
  • Contato
  • Idioma
    • español
    • English
    • português
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2502
Tipo: Resumo
Título: Composição da dieta da raia de água doce potamotrygon motoro (müller & henle, 1841) (chondrichthyes: potamotrygonidae) na região da ilha de Marajó, Pará
Título(s) alternativo(s): Diet composition of the freshwater stingray Potamotrygon motoro (müller & henle, 1841) (chondrichthyes: potamotrygonidae) in the region of Marajó Island, Pará State, Brazil
Autor(es): Lins, Paulo Marcelo de Oliveira
Barthem, Ronaldo Borges
Almeida, Patrícia Charvet
Almeida, Maurício Pinto de
Resumo: A América do Sul é caracterizada por uma ampla diversidade de peixes dulcícolas e, dentre estas espécies, destacam-se as raias da família Potamotrygonidae, cujos representantes são restritos ao ambiente dulcícola. As raias de água doce estão distribuídas em diversas bacias hidrográficas da América do Sul e fazem parte da condrofauna da ilha de Marajó. O estudo da ecologia alimentar nos permite interpretações em torno do comportamento, nutrição e conservação da espécie. Os indivíduos (n = 137) foram coletados na ilha de Marajó, nos municípios de Muaná, Afuá e Santa Cruz do Arari. As coletas foram realizadas em diversas etapas, abrangendo períodos de seca e chuva, entre 2004 e 2006. Os itens alimentares foram identificados até a menor categoria taxonômica possível. As análises levaram em consideração aspectos qualitativos e quantitativos, calculando-se os seguintes índices para cada item alimentar: Frequência de Ocorrência (% FO), Porcentagem em Peso (% P), Porcentagem Numérica (% N), índice de Importância Relativa (lRI) e respectiva porcentagem (% IRI). Também foram feitas observações sobre os graus de repleção dos estômagos e digestão dos itens. As análises apontaram que o item de maior Frequência de Ocorrência e em Peso foi o grupo dos peixes (% FO = 66,94; % P = 50,45). O item de maior Porcentagem em Número foi o do grupo dos crustáceos (% N = 39,85). A porcentagem do índice de Importância Relativa (% IRI) indicou uma clara preferência desta espécie por peixes (% IRI = 52,44) incluindo representantes das ordens: Gymnotiformes, Characiformes, Siluriformes e Perciformes. O grau de repleção dos estômagos analisados apontou que estes apresentavam pouco conteúdo (67,15% com 1/4 de repleção); enquanto que em relação ao grau de digestão, 36,05% dos itens analisados estavam muito digeridos (grau de digestão 5). Os resultados apontam P. matara como uma espécie predadora do tipo oportunista e com preferência alimentar por peixes na ilha de Marajó.
Abstract: A América do Sul é caracterizada por uma ampla diversidade de peixes dulcícolas e, dentre estas espécies, destacam-se as raias da família Potamotrygonidae, cujos representantes são restritos ao ambiente dulcícola. As raias de água doce estão distribuídas em diversas bacias hidrográficas da América do Sul e fazem parte da condrofauna da ilha de Marajó. O estudo da ecologia alimentar nos permite interpretações em torno do comportamento, nutrição e conservação da espécie. Os indivíduos (n = 137) foram coletados na ilha de Marajó, nos municípios de Muaná, Afuá e Santa Cruz do Arari. As coletas foram realizadas em diversas etapas, abrangendo períodos de seca e chuva, entre 2004 e 2006. Os itens alimentares foram identificados até a menor categoria taxonômica possível. As análises levaram em consideração aspectos qualitativos e quantitativos, calculando-se os seguintes índices para cada item alimentar: Frequência de Ocorrência (% FO), Porcentagem em Peso (% P), Porcentagem Numérica (% N), índice de Importância Relativa (lRI) e respectiva porcentagem (% IRI). Também foram feitas observações sobre os graus de repleção dos estômagos e digestão dos itens. As análises apontaram que o item de maior Frequência de Ocorrência e em Peso foi o grupo dos peixes (% FO = 66,94; % P = 50,45). O item de maior Porcentagem em Número foi o do grupo dos crustáceos (% N = 39,85). A porcentagem do índice de Importância Relativa (% IRI) indicou uma clara preferência desta espécie por peixes (% IRI = 52,44) incluindo representantes das ordens: Gymnotiformes, Characiformes, Siluriformes e Perciformes. O grau de repleção dos estômagos analisados apontou que estes apresentavam pouco conteúdo (67,15% com 1/4 de repleção); enquanto que em relação ao grau de digestão, 36,05% dos itens analisados estavam muito digeridos (grau de digestão 5). Os resultados apontam P. matara como uma espécie predadora do tipo oportunista e com preferência alimentar por peixes na ilha de Marajó.The analyses showed that the item with the highest Frequency of Occurrence and Weight was the fish group (% FO = 66.94; % P = 50.45). The item with the highest Percentage in Number was the crustacean group (% N = 39.85). The percentage of Relative Importance Index (%RI) indicated a clear preference of this species for fish (%RI = 52.44) including representatives of the orders: Gymnotiformes, Characiformes, Siluriformes and Perciformes. The degree of filling of the stomachs analyzed indicated that they had little content (67.15% with 1/4 filling); while regarding the degree of digestion, 36.05% of the items analyzed were very digested (degree of digestion 5). The results indicate P. matara as an opportunistic predator species with a preference for fish on the island of Marajó.
Palavras-chave: Potamotrygonidae
Alimentação
Ilha de Marajó
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::FISIOLOGIA DOS GRUPOS RECENTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Museu Paraense Emílio Goeldi
Sigla da Instituição: MPEG
Citação: LINS, Paulo Marcelo de Oliveira; BARTHEM, Ronaldo Borges; ALMEIDA, Patrícia Charvet; ALMEIDA, Maurício Pinto de. Composição da dieta da raia de água doce potamotrygon motoro (müller & henle, 1841) (chondrichthyes: potamotrygonidae) na região da ilha de Marajó, Pará. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 16., 2008, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2502
Data do documento: 3-jul-2008
Aparece nas coleções:Resumos - Zoologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
46.COMPOSiÇÃO DA DIETA DA RAIA DE ÁGUA DOCE POTAMOTRYGON.pdf407,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

logo-mctic