Skip navigation
Ir para o conteúdo
GovBR
  • Comunica BR
  • Acesso à informação
  • Participe
  • Legislação
  • Órgãos do Governo
DSpace logo
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Orientadores
    • Título
    • Assunto
    • Tipo do Documento
    • CNPq
    • Departamento
    • Programas
    • Tipo de Acesso
  • Documentos
  • Ajuda
  • Contato
  • Idioma
    • español
    • English
    • português
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Maria Cândida D. Mendes-
dc.creatorMata, Jaqueline Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-05-16T18:13:19Z-
dc.date.available2023-05-16-
dc.date.available2023-05-16T18:13:19Z-
dc.date.issued2006-08-03-
dc.identifier.citationMATA, Jaqueline Ferreira da; BARROS, Maria Cândida D. Mendes. Diferentes Perspectivas dos Impedimentos de Casamento Tridentino: no Catecismo Tupi de Araújo (1618) e na Vida do índio Lopo de Souza Copaúba. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 14., 2006, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2305-
dc.description.abstractThe research initially had as premise that the relations between Indians and missionaries in the colonial Amazon constituted a clash of cultures, in which the Jesuit evangelization destroyed the Tupinambá preferential marriages, such as the polygamous form in which the Indians organized their families. The research was guided by Antônio de Araújo's catechism of 1618, in which are the rules of Christian marriage decided at the Council of Trent (1563). One section of the catechism that we emphasized at the beginning of our research was the list of 24 impediments to marriage, of which more than ten prevented traditional marital relations in Tupi groups (polygamy, sorority, levirate, marriage of the maternal uncle to his niece, etc.). But another perspective on the Tridentine marriage impediments in evangelization emerged when we take the lives of the Indians as an object of study. An example is the biography of the Principal of the Village of Maracanã, Lopo de Souza Copaúba, who was arrested by Antônio Vieira in 1661 for marrying his ex-wife's sister and still living with her for more than 20 years, shows that the impediments contained in the catechism were not applied in their entirety and had to be adapted to the reality of evangelization in the Amazon. The objective of the work is to show these different perspectives of the Tridentine marriage impediments, both in the official sources such as the Tupi catechism, and in the accounts of missionaries who told cases of Indians deviating from Christian rules. The theoretical references of the research are the works of Karen Spalding (1972) and James Lockhart (2003). Spalding contributes with the idea of the Indian as non-passive in his relations with the missionary, and Lockhart with his methodology of using institutional sources with care, seeking to complement them with other documents that relate the daily life of the Indians. This author is an invitation to take Araújo's catechism as a text of institutional character and, therefore, not reflecting the results of evangelization among the Indians.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherMuseu Paraense Emílio Goeldipt_BR
dc.relation.ispartofDiferentes Perspectivas dos Impedimentos de Casamento Tridentino: no Catecismo Tupi de Araújo (1618) e na Vida do índio Lopo de Souza Copaúbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCasamento Tridentinopt_BR
dc.subjectCatecismo Tupipt_BR
dc.subjectLopo de Souza Copaúbapt_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.titleDiferentes Perspectivas dos Impedimentos de Casamento Tridentino: no Catecismo Tupi de Araújo (1618) e na Vida do índio Lopo de Souza Copaúbapt_BR
dc.title.alternativeDifferent Perspectives on the Tridentine Marriage Impediments: in Araújo's Tupi Catechism (1618) and in the Life of the Indian Lopo de Souza Copaúbapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa inicialmente teve como premissa que as relações entre índios e missionários na Amazônia colonial constituíram-se em um choque de culturas, na qual a evangelização jesuítica destruía os casamentos preferenciais tupinambá, tais como a forma poligâmica na qual os índios organizavam suas famílias. A pesquisa orientava-se pelo catecismo de Antônio de Araújo de 1618, no qual estão as regras de casamento cristão decididas no Concílio de Trento (1563). Uma sessão do catecismo que enfatizamos no início de pesquisa foi a lista de 24 impedimentos de casamento, dos quais mais de dez impediam relações conjugais tradicionais dos grupos tupis (poligamia, sororato, levirato, casamento do tio materno com a sobrinha etc.). Mas outra perspectiva dos impedimentos de casamento tridentinos na evangelização surgiu quando tomamos como objeto de estudo a vida dos índios. Um exemplo é a biografia do Principal da Aldeia de Maracanã, Lopo de Souza Copaúba, que preso por Antônio Vieira em 1661 por desposar a irmã de sua ex-mulher e, ainda assim, viver com ela por mais de 20 anos, evidencia que os impedimentos contidos no catecismo não foram aplicados em sua totalidade e tiveram de ser adaptadas à realidade da evangelização na Amazônia. O objetivo do trabalho é mostrar estas diferentes perspectivas dos impedimentos de casamento tridentino, tanto nas fontes oficiais como o catecismo tupi, como nos relatos de missionários que contaram casos de índios desviantes das regras cristãs. Os referenciais teóricos da pesquisa são os trabalhos de Karen Spalding (1972) e James Lockhart (2003). Spalding contribui com a ideia do índio como não-passivo nas relações com o missionário, e Lockhart com sua metodologia de utilizar as fontes institucionais com cuidado, buscando complementá-Ias com outros documentos que relatem o cotidiano dos índios. Este autor é um convite para tomar o catecismo de Araújo como um texto de caráter institucional e, portanto, não refletindo os resultados da evangelização entre os Índios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsMPEGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENApt_BR
Aparece nas coleções:Resumos - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
05.DIFERENTES PERSPECTIVAS.pdf403,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

logo-mctic
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.