Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2256
metadata.dc.type: | Resumo |
Title: | Análise do discurso: semelhanças e diferenças nas abordagens da disciplina na França, Estados Unidos e Brasil |
Other Titles: | Discourse analysis: similarities and differences in approaches to the discipline in France, the United States, and Brazil |
metadata.dc.creator: | Barbosa, José Eliada Cunha Bentes, Rosineide da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | A Análise do Discurso (AD) significa tentar entender e explicar como se constrói o sentido de um texto e de como esse texto se articula com a história e a sociedade em que foi produzido. Leva a descoberta de interpretações de sentidos e de marcas estruturais e ideológicas nos textos. O objeto de estudo desta disciplina é o pensamento sob as suas mais diversas formas de expressão. O trabalho objetiva identificar as ideias antecedentes à AD assim como o conceito de ideologia, segundo alguns teóricos como Althusser. Visa também comparar a disciplina análise do discurso entre determinados países. Os dados coletados são oriundos de bibliografias pertencentes as áreas de linguística, psicologia e história. E foram analisados seguindo o método comparativo. Conceitos chaves da disciplina foram encontrados. O trabalho demonstra que a AD não se restringiu à linguística. Ultrapassando a análise linguística imanente, formal, pode-se analisar textos históricos como o presente trabalho demonstra. A análise dos discursos de personagens, entre os quais estão brasileiros (governo e seringalistas) e ingleses, que definiram o debate sobre a produção da borracha na Amazônia no período de 1900-15 (R. Sentes, 2005) levam a interpretações e descobertas de mecanismos utilizados para que os argumentos empregados tornem-se legítimos, justificando-se assim uma necessidade de proteção das crenças e valores, dos diferentes pontos de vistas sobre a produção da borracha no determinado contexto. Então, a AD procura compreender os mecanismos através dos quais o pensamento produz efeitos de conhecimento e de convicção, e isto não apenas no receptor, como também no emissor do discurso. |
Abstract: | Discourse Analysis (DA) means trying to understand and explain how the meaning of a text is constructed and how this text is articulated with the history and society in which it was produced. It leads to the discovery of interpretations of meaning and of structural and ideological marks in texts. The object of study of this subject is thought under its most diverse forms of expression. The paper aims to identify the antecedent ideas of AD as well as the concept of ideology, according to some theorists such as Althusser. It also aims to compare the discipline of discourse analysis among certain countries. The data collected comes from bibliographies belonging to the areas of linguistics, psychology, and history. They were analyzed using the comparative method. Key concepts of the discipline were found. The work demonstrates that AD is not restricted to linguistics. Going beyond the immanent, formal linguistic analysis, one can analyze historical texts as the present work demonstrates. The analysis of the discourses of characters, among which are Brazilians (government and rubber tappers) and English, who defined the debate about rubber production in the Amazon in the period 1900-15 (R. Sentes, 2005) lead to interpretations and discoveries of mechanisms used so that the arguments employed become legitimate. So, AD seeks to understand the mechanisms through which thought produces effects of knowledge and conviction, and this not only in the receiver, but also in the sender of the discourse. |
Keywords: | Análise do discurso Ciclo da Borracha |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Museu Paraense Emílio Goeldi |
metadata.dc.publisher.initials: | MPEG |
Citation: | CUNHA, José Eliada; BENTES, Rosineide da Silva. Análise do discurso: semelhanças e diferenças nas abordagens da disciplina na França, Estados Unidos e Brasil. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 13., 2005, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2005. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2256 |
Issue Date: | 30-Jun-2005 |
Appears in Collections: | Resumos - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
25.ANÁLISE DO DISCURSO.pdf | 488,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.