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https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2080
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Vieira, Daniel Hudson Carvalho | - |
dc.creator | Furtado, Lourdes Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T18:16:26Z | - |
dc.date.available | 2023-04-18 | - |
dc.date.available | 2023-04-18T18:16:26Z | - |
dc.date.issued | 2002-07-04 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Daniel Hudson Carvalho; FURTADO, Lourdes Gonçalves. A Folia de Santo e sua influência no dia-a-dia dos pescadores no Baixo Amazonas. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 10., 2002, Belém. Livro de Resumos. Belém: MPEG, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2080 | - |
dc.description.abstract | In the community of Silêncio do Matá, municipality of Óbidos-PA, located in the mesoregion of the Lower Amazon, there is a religious manifestation called Folia de São Benedito, characterized by what Galvão (1955) calls popular religiosity. The present work seeks to define the influences of this manifestation in the daily life of the residents of this community and thus contribute to the research line "Traditional Practices and Knowledge" under the RENAS project. The methodology was based on one of the traditional methods of anthropology, direct observation, for the elaboration of an ethnography of the Folia de São Benedito, based on Geertz, Galvão, Lourdes Gonçalves Furtado and Van Gennep, who work in this line of study. The techniques used for data collection were formal and informal interviews, photographic, phonographic, and videographic records. It was detected that in the period that precedes the festival of the saint in August, the residents of the community, through the payment of promises, donate part of the harvest of their fields and plantations to the "saint", that is, to the festival, as a form of reciprocity to obtain protection, abundance, and happiness. This promise is also made by fishermen who, in search for protection and good fishing, put on their canoes and motors (motorized boats) the names of saints, or even a phrase praising these divinities, usually São Benedito. However, there are external elements that have been changing this religious manifestation, one of these elements is the action of the city hall, which is de-characterizing this folia, with the intention of inserting it as a tourist attraction, and presenting it as a folkloric manifestation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Museu Paraense Emílio Goeldi | pt_BR |
dc.relation.ispartof | A Folia de Santo e sua influência no dia-a-dia dos pescadores no Baixo Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Folia de Santo | pt_BR |
dc.subject | Pescadores | pt_BR |
dc.title | A Folia de Santo e sua influência no dia-a-dia dos pescadores no Baixo Amazonas | pt_BR |
dc.title.alternative | The Folia de Santo and its influence on the day-to-day life of fishermen in the Lower Amazon | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.resumo | Na comunidade do Silêncio do Matá, município de Óbidos-PA, situada na mesorregião do Baixo Amazonas, realiza-se uma manifestação de cunho religioso denominada Folia de São Benedito, caracterizada pelo que Galvão (1955) chama de religiosidade popular. O presente trabalho busca definir as influências dessa manifestação no dia-a-dia dos moradores dessa comunidade e assim contribuir com a linha de pesquisa "Práticas e Saberes Tradicionais" no âmbito do projeto RENAS. A metodologia baseou-se em um dos métodos tradicionais da antropologia, observação direta, para a elaboração de uma etnografia da Folia de São Benedito, embasado em Geertz, Galvão, Lourdes Gonçalves Furtado e Van Gennep, que trabalham nesta linha de estudo. Utilizou-se como técnicas de coletas de dados entrevistas, formais e informais, registros fotográficos, fonográficos e videográficos. Detectou-se que no período que, antecede a festa do Santo no mês de agosto, os moradores da comunidade através de pagamento de promessas doam parte da colheita de seus roçados e plantações para o "santo", ou seja para a festa, como forma de reciprocidade para obtenção de proteção, fartura e felicidade. Essa promessa também é feita por parte dos pescadores que em busca de proteção e de uma boa pescaria colocam em suas canoas e "motores", (embarcações motorizadas), nomes de santos, ou mesmo uma frase em louvação a essas divindades, geralmente a São Benedito. Porém existem elementos exógenos que vêm mudando essa manifestação religiosa, um desses elementos é a ação da prefeitura do município, que está descaracterizando essa folia, com o intuito de inseri-la como atrativo turístico, passando a apresenta-Iá como uma manifestação de cunho folclórico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | MPEG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Resumos - Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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42.A Folia de Santo e sua influência no dia-a-dia dos.pdf | 545,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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