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https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1814
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cordovil, Daniela | - |
dc.creator | Santos, Antônio Maria de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T15:34:45Z | - |
dc.date.available | 2023-01-16 | - |
dc.date.available | 2023-01-16T15:34:45Z | - |
dc.date.issued | 1998-06-24 | - |
dc.identifier.citation | CORDOVIL, Daniela; SANTOS, Antônio Maria de Souza. O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am). In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 6., 1998, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 1998. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1814 | - |
dc.description.abstract | Among the symbolic expressions of shamanism is the word manifested by ritual chanting. This paper intends to seek an understanding of the symbolic mechanisms of shamanic chanting through an analysis of its musical semantics. The approach is based on listening to the chants collected by the Salesian missionary Fr. Álcionilio Brüzzi among the Tukano Indians of Rio Negro, as well as on bibliographic research (anthropological, musical, etc.) and material culture (musical instruments). Shamanic chanting has music therapy components, which can lead the patient into a state of trance, as well as being integrated with a set of traditional knowledge that is relevant for the understanding of indigenous culture as a whole. In the healing ritual, the shaman articulates symbolic elements where structural characteristics of music - such as rhythm and melody - seem to play a fundamental role in this process. The analysis of the Tukano Pajé Chant shows the mostly monodic character - a single voice - of this music, always accompanied by the rattle. In only one of the four chants researched can the presence of other imitative voices be noticed (polyphony). Shamanic music is not linked to aesthetic contemplation, but to its ritualistic functional aspects, hence its generally repetitive character that resembles a litany. This fact led Father Álcionilio Brüzzi to compare it many times in his writings with Gregorian Chant. We believe that for a deeper understanding of indigenous music one must go beyond comparisons with Western music, as has occurred in some studies, to seek the meaning of these manifestations in their own socio-cultural context. It was observed during this research that there is a fragmented reading of indigenous music in general in the literature, which indicates the need for further research in this area. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Museu Paraense Emílio Goeldi | pt_BR |
dc.relation.ispartof | O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Musicoterapia | pt_BR |
dc.subject | Tukano | pt_BR |
dc.subject | Canto xamâncio | pt_BR |
dc.title | O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am) | pt_BR |
dc.title.alternative | Shamanic chanting: therapeutic efficacy present in musical semantics a study in a Tukano indigenous group (alto Rio Negro, Am) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.resumo | Entre as expressões simbólicas do xamanismo está a palavra manifestada pelo canto ritual. Este trabalho pretende buscar a compreensão dos mecanismos simbólicos do canto xamânico através de uma análise da sua semântica musical. A abordagem tem como base a audição dos cânticos recolhidos pelo missionário salesiano Pe. Álcionilio Brüzzi entre os índios Tukano do Rio Negro, assim como pesquisa bibliográfica (antropológica, musical, etc.) e de cultura material (instrumentos musicais). O canto xamânico possui componentes de musicoterapia, que podem conduzir o paciente ao estado de transe, além de estar integrado a um conjunto de saberes tradicionais de relevante importância para a compreensão da cultura indígena como um todo. No ritual de cura o xamã articula elementos simbólicos onde características estruturais da música - como ritmo e melodia - parecem possuir papel fundamental neste processo. A análise do Canto dos Pajés Tukano mostra o caráter na maioria das vezes monódico - uma única voz - desta música, sempre acompanhada do chocalho. Em apenas um dos quatro cânticos pesquisados percebe-se a presença de outras vozes imitativas (polifonia). A música xamânica não está ligada a contemplação estética e sim a seus aspectos funcionais ritualísticos, daí seu caráter geralmente repetitivo que assemelha-se a uma ladainha litúrgica. Este fato levou o Pe. Álcionilio Brüzzi a compará-Ia muitas vezes em seus escritos com o Canto Gregoriano. Acreditamos que para uma compreensão aprofundada da música indígena deve-se ir além das comparações com a música ocidental, como tem ocorrido em alguns estudos, para buscar o sentido destas manifestações no seu próprio contexto sócio-cultural. Constatou-se durante a realização desta pesquisa a existência de uma leitura fragmentada da música indígena em geral na literatura, o que indica a necessidade de se aprofundarem as pesquisas nesta área. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | MPEG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Resumos - Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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