Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1714
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Ângela Maria Cecim de | - |
dc.creator | Santos, Antônio Maria de Souza | - |
dc.creator | Bezerra, Vanja da Cunha | - |
dc.creator | Dias, Josiane de Almeida | - |
dc.creator | Rott, Geraldo | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T17:44:14Z | - |
dc.date.available | 2022-12-20 | - |
dc.date.available | 2022-12-20T17:44:14Z | - |
dc.date.issued | 1996-06-20 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ângela Maria Cecim de; SANTOS, Antônio Maria de Souza; BEZERRA, Vanja da Cunha; DIAS, Josiane de Almeida; ROTT, Geraldo. Atividades indígenas infantis brinquedos/lazer/trabalho/ saúde mental. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 4., 1996, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 1996. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1714 | - |
dc.description.abstract | Playing is inherent to human life, because it is through play that the child develops its first relationships with the world and is also present in all phases of development, contributing to the process of their bio-psycho-social health. The present work brings a contribution regarding the understanding of playing and living in a practical way in the indigenous society, and its influences on a broader vision of health, having as reference the Tembé indigenous community (Alto Rio Guamá, Pa). We did bibliographic surveys, field observations and records of material culture, as well as occasional observations of the reality of rural and urban children, as a counterpoint, in the perspective of better contextualizing the specificities of indigenous social organization in relation to our object of study. In the process of this investigation, we are verifying ways of learning for the children, inside and outside the kinship network, especially leisure and playful activities, as well as other activities of daily life. It can be inferred that the indigenous Tembé children's activities are contextualized within the socio-economic and cultural relations of their ethnicity, favoring their integrating vision in this process, affecting their capacity for expression and creativity, contributing to a healthier development. We emphasize that our research object incorporates several perspectives, within the challenging interdisciplinary exercise. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Museu Paraense Emílio Goeldi | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Atividades indígenas infantis brinquedos/lazer/trabalho/ saúde mental | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Atividades indígenas infantis brinquedos/lazer/trabalho/ saúde mental | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indígena | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Lazer | pt_BR |
dc.subject | Tembé | pt_BR |
dc.title | Atividades indígenas infantis brinquedos/lazer/trabalho/ saúde mental | pt_BR |
dc.title.alternative | Indigenous children's activities toys/leisure/work/mental health | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.resumo | O brincar é inerente à vida humana, pois é através dele que a criança realiza suas primeiras relações com o mundo e também está presente em todas as fases de seu desenvolvimento, contribuindo no processo de sua saúde bio-psico-social. O presente trabalho traz uma contribuição quanto à compreensão do brincar e do viver de forma prática na sociedade indígena, e suas influências numa visão mais ampla de saúde, tendo como referência a comunidade indígena Tembé (Alto Rio Guamá, Pa). Foram feitos levantamentos bibliográficos, observações de campo e registros da cultura material, bem como observações pontuais da realidade da criança rural e urbana, como contraponto, na perspectiva de melhor contextualizar as especificidades da organização social indígena em relação ao nosso objeto de estudo. No processo desta investigação, estamos verificando formas de aprendizagem das crianças, dentro e fora da rede de parentesco, de modo especial o lazer e as atividades lúdicas, bem como as demais atividades do cotidiano. Pode-se depreender que as atividades indígenas infantis Tembé estão contextualizadas dentro das relações sócio-econômico culturais de sua etnia, favorecendo sua visão integradora nesse processo, repercutindo na sua capacidade de expressão e criatividade, contribuindo para um desenvolvimento mais saudável. Ressaltamos que nosso objeto de pesquisa incorpora vários olhares, dentro do desafiante exercício interdisciplinar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | MPEG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Resumos - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
34.ATIVIDADES INDÍGENAS.pdf | 498,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.