Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2530
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | CURRÍCULOS ESCOLARES E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL: UMA ANÁLISE SOBRE O EMPREGO DA LEI Nº 11.645/08 NOS COLÉGIOS DE BELÉM/PA |
metadata.dc.creator: | CHÊNE NETO, Guilherme Bemerguy MENDES, Lorena Alves ROCHA, Manoel Cláudio Mendes Gonçalves da |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar os currículos escolares e o material didático da rede pública e privada de ensino em Belém e a partir desta análise, refletir sobre a inclusão da temática referente à história e cultura indígena nos currículos, de acordo com as exigências da Lei nº 11.645/2008. A análise foi realizada através de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas não-estruturadas com gestoras e professores de duas escolas da educação básica de Belém, além da análise do material didático e conteúdo programático de outras duas escolas. A importância deste trabalho reside na possibilidade de proporcionar um olhar geral sobre as escolas de Belém e de que modo estas lidam com essa lei, o que nos permite analisar os possíveis avanços e as dificuldades da educação belenense em implementar um ensino pluriétnico. Foi possível constatar que a temática indígena ainda não se faz presente de forma plena no cotidiano escolar em Belém, e que ainda há muito que caminhar no sentido de garantir a efetiva aplicação da Lei nº 11.645/2008. |
Resumen : | The aim of this article is to examine the school curriculum and educational material from public and private schools in Belém and from this analysis, reflect on the inclusion of themes related to the history and indigenous culture in the curriculum in accordance with the requirements of Law n. 11.645/2008. The analysis was conducted through literature and documents, unstructured interviews with administrators and teachers from two schools in the basic education of Belém, and analysis of teaching materials and syllabus of two other schools. The importance of this work lies in the possibility of providing a general look at the schools of Belém and how they deal with this law, which allows us to analyze the possible advances and difficulties of implementing education in a multiethnic school. It was found that indigenous issues is still not present fully in the daily school in Belém, and that there is still long way to go in ensuring the effective implementation of the Law n. 11.645/2008. |
Palabras clave : | Educação Currículos escolares Temática indígena Lei nº 11.645/08 |
metadata.dc.subject.cnpq: | Antropologia; Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Museu Paraense Emílio Goeldi |
metadata.dc.publisher.initials: | MPEG |
Citación : | CHÊNE NETO, G. B.; MENDES, L. A.; ROCHA, M. C. M. G. da. CURRÍCULOS ESCOLARES E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL: UMA ANÁLISE SOBRE O EMPREGO DA LEI Nº 11.645/08 NOS COLÉGIOS DE BELÉM/PA. Educação em Revista, [S. l.], v. 15, n. 01, 2015. DOI: 10.36311/2236-5192.2014.v15n01.4745. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/4745. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2530 |
Fecha de publicación : | 23-feb-2015 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Humanas - Artigos Publicados em Periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
claudiadaros,+4745-15629-1-CE (1).pdf | 173,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.