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https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2314
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Tayanne Gama de | - |
dc.creator | Schaan, Denise Pahl | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-17T16:56:52Z | - |
dc.date.available | 2023-05-17 | - |
dc.date.available | 2023-05-17T16:56:52Z | - |
dc.date.issued | 2006-08-03 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Tayanne Gama de; SCHAAN, Denise Pahl. A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 14., 2006, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2314 | - |
dc.description.abstract | Marajoara archaeological ceramics are decorated with graphics that seem to represent mythological characters and scenes that possibly told the social story of the group, related to the way those societies were structured. The fact that only one group within the society had access to these symbolic objects suggests that the graphs would have been a form of communication about social identities and hierarchies. The description of the decoration of the artifacts seeks to identify those elements that may have been used as social and gender identity marks, especially in the observation of the iconography of objects in the funerary context. Based on the study of the form, decoration and iconography of the material collected in the Belém treasure from site PA-JO-15: Camutins, stored in the Mário Ferreira Simões Technical Reserve of the Archeology Department of the Museu Paraense Emílio Goeldi, and using structural methodology, we have identified minimal meaningful units that relate in different ways to the various artifacts, building a visual language that was possibly linked to the cosmology of the groups and their social positions. The work has allowed the construction of a grammar, based on the elaboration of rules of association and functioning of the organization of decorative motifs, which will enable a more effective understanding of the structural organization of social groups based on ceramic art. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Museu Paraense Emílio Goeldi | pt_BR |
dc.relation.ispartof | A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cerâmica marajoara | pt_BR |
dc.subject | Iconografia | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.subject | Grafismos | pt_BR |
dc.title | A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais | pt_BR |
dc.title.alternative | Iconography and Aesthetic Style as Demarcators of Social Identities and Boundaries | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.resumo | A cerâmica arqueológica Marajoara é decorada com grafismos que parecem representar personagens mitológicos e cenas que possivelmente contavam a estória social do grupo, relacionados à forma como aquelas sociedades estruturavam-se. O fato de que apenas um grupo dentro da sociedade detinha o acesso a esses objetos simbólicos sugere que os grafismos teriam sido uma forma de comunicação sobre identidades e hierarquias sociais. A descrição da decoração dos artefatos busca identificar aqueles elementos que podem ter sido usados como marcas de identidade social e de gênero, especialmente na observação da iconografia de objetos no contexto funerário. A partir do estudo da forma, da decoração e da iconografia do material coletado no teso Belém, do sítio PA-JO-15: Camutins, acondicionados na Reserva Técnica Mário Ferreira Simões, da Área de Arqueologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, e utilizando a metodologia estrutural, identificou-se, até o momento, unidades mínimas significantes que se relacionam de diferentes formas nos diversos artefatos, construindo uma linguagem visual que possivelmente estava ligada à cosmologia dos grupos e suas posições sociais. O trabalho permitiu a construção de uma gramática, baseada na elaboração de regras de associação e funcionamento da organização dos motivos decorativos, que possibilitará uma compreensão mais efetiva da organização estrutural dos grupos sociais a partir da arte cerâmica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | MPEG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Resumos - Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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