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https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2258
metadata.dc.type: | Resumo |
Título : | O processo de mudança sociocultural de comunidades amazônicas: o caso de São Domingos do Capim (Pa). |
Otros títulos : | The process of sociocultural change in Amazonian communities: the case of São Domingos do Capim (Pa). |
metadata.dc.creator: | Mata Neto, João Colares da Furtado, Lourdes Gonçalves |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa está vinculada ao projeto Populações Tradicionais Haliêuticas: impactos antrópicos, uso e gestão da biodiversidade em comunidades ribeirinhas e costeiras da Amazônia brasileira - RENASCCH-MPEG e objetiva traçar um perfil antropológico do processo de mudança sociocultural, no plano da mudança de valores, de três comunidades ribeirinhas do município paraense São Domingos do Capim, tomando como foco de investigação a ação da escola neste processo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo etnográfica, cujos métodos são a observação participante, entrevistas formais e informais, reuniões com moradores e análise de livros didáticos. Verificamos que a escola ribeirinha, por meio do currículo escolar (currículo oficial e currículo oculto), apresenta-se como fator de perturbação para estas populações agropesqueiras, gerando intensos conflitos socioculturais e ambientais. A escola ribeirinha, ao ensinar os valores modernos, o modo de vida urbano e o saber científico como os únicos legítimos incentiva processo migratório e contribui para a descaracterização sociocultural das comunidades. A educação formal é responsável, ainda, pela gradativa dissolução de um padrão de atitudes e de relações entre pessoas, a natureza e a sobrenatureza, baseado na categoria nativa do respeito, que possibilita modificação conflitante das relações entre homem ribeirinho e a natureza, bem como entre as gerações comunitárias. Concluímos que é necessário repensar o modelo escolar adotado nas áreas rurais amazônicas e defender uma política educacional que: considere a interação entre a cultura cabocla e a ciência, através de uma reestruturação curricular; garanta formal inicial e continuada de qualidade aos educadores e proporcione aos alunos conhecimentos críticos e autonomia para a luta pela democratização do campo. |
Resumen : | This research is linked to the project Traditional Fish Populations: anthropic impacts, use and management of biodiversity in riverside and coastal communities of the Brazilian Amazon - RENASCCH-MPEG and aims to trace an anthropological profile of the process of sociocultural change, at the level of change of values, of three riverside communities in the municipality of São Domingos do Capim in Pará, taking as a focus of investigation the action of the school in this process. This is a research with a qualitative approach, of the ethnographic type, whose methods are participant observation, formal and informal interviews, meetings with residents and textbook analysis. We verified that the riverine school, through the school curriculum (official curriculum and hidden curriculum), presents itself as a disturbing factor for these agropesque populations, generating intense socio-cultural and environmental conflicts. The riverside school, by teaching modern values, the urban way of life, and scientific knowledge as the only legitimate ones encourages the migratory process and contributes to the socio-cultural decharacterization of the communities. Formal education is also responsible for the gradual dissolution of a pattern of attitudes and relationships between people, nature, and supernature, based on the native category of respect, which enables conflicting changes in the relationships between riverside people and nature, as well as between community generations. We conclude that it is necessary to rethink the school model adopted in the rural areas of the Amazon and defend an educational policy that: considers the interaction between the caboclo culture and science, through a restructuring of the curriculum; ensures initial and continuing quality formal education for educators and provides students with critical knowledge and autonomy for the struggle for democratization of the countryside. |
Palabras clave : | Comunidades amazônicas Pescadores |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Museu Paraense Emílio Goeldi |
metadata.dc.publisher.initials: | MPEG |
Citación : | MATA NETO, João Colares da; FURTADO, Lourdes Gonçalves. O processo de mudança sociocultural de comunidades amazônicas: o caso de São Domingos do Capim (Pa). In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 13., 2005, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2005. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2258 |
Fecha de publicación : | 30-jun-2005 |
Aparece en las colecciones: | Resumos - Ciências Humanas |
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