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https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2075
Tipo: | Resumo Resumo Resumo |
Título: | A identidade Ticuna: através da Coleção Nimuendajú do Museu Goeldi A identidade Ticuna: através da Coleção Nimuendajú do Museu Goeldi A identidade Ticuna: através da Coleção Nimuendajú do Museu Goeldi |
Título(s) alternativo(s): | The Ticuna identity: through the Nimuendajú Collection at the Goeldi Museum The Ticuna identity: through the Nimuendajú Collection at the Goeldi Museum The Ticuna identity: through the Nimuendajú Collection at the Goeldi Museum |
Autor(es): | Almeida, Tílía Monte de Faulhaber, Priscila |
Resumo: | Este trabalho é parte integrante do Projeto "Os índios Ticuna e a Coleção Nimuendajú do Museu Goeldi". Tal pesquisa vem focalizar os processos imagéticos e técnicos adotados na confecção dos instrumentos musicais e como se relacionam com o mito. Em vários relatos é perceptível o caráter nútico, onde cada versão pode apresentar uma nova interpretação dentro do contexto cultural, que evoca geralmente a origem da própria sociedade, no caso dos Ticuna relacionados aos seus heróis Yoie Ipi. As figuras zoomorfas encontram-se sempre presentes nos relatos dos índios, isto também verifica-se nos desenhos coletados pela pesquisadora Priscila Faulhaber, na aldeia Otaware-cüa, no ano de 1999. Animais como o tamanduá, onça, macaco, sapo, etc., ou figuras de representação mitológicas como Yoi, aparecem em vários relatos dos desenhos dos índios. Podemos citar, Yoi pegando o cabelo da irmã dele para cercar todos os animais, fazendo um cercado com o cabelo da irmã, cercou os animais como a cobra, anta, paca. Em outros relatos, Yoi está tentando caçar a onça, ele pega a onça come Yoi. Na coleção, verifica-se o esquema atualmente empregado na classificação dos instrumentos musicais e expondo os dados que possam servir à antropologia, através de informações que ampliem o próprio tema bem como os processos sociais transmitidos através da cultura material. |
Abstract: | This work is part of the project "The Ticuna Indians and the Nimuendajú Collection at the Goeldi Museum. This research focuses on the technical and imagetic processes adopted in the making of musical instruments and how they relate to myth. In several accounts the neurotic character is perceptible, where each version can present a new interpretation within the cultural context, which generally evokes the origin of the society itself, in the case of the Ticuna related to their heroes Yoie Ipi. The zoomorphic figures are always present in the reports of the Indians, as can also be seen in the drawings collected by researcher Priscila Faulhaber, in the village Otaware-cüa, in 1999. Animals like the anteater, jaguar, monkey, frog, etc., or mythological figures like Yoi, appear in several accounts of the Indians' drawings. We can mention, Yoi taking his sister's hair to surround all the animals, making an enclosure with his sister's hair, surrounded the animals like the snake, tapir, paca. In other accounts, Yoi is trying to hunt the jaguar, he catches the jaguar eats Yoi. In the collection, the scheme currently employed in the classification of musical instruments is verified, and data that can serve anthropology is exposed, through information that expands the theme itself as well as the social processes transmitted through material culture. |
Palavras-chave: | Ticuna Coleção Nimuendajú Instrumentos musicais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Museu Paraense Emílio Goeldi |
Sigla da Instituição: | MPEG |
Citação: | ALMEIDA, Tílía Monte de; FAULHABER, Priscila. A identidade Ticuna: através da Coleção Nimuendajú do Museu Goeldi. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 10., 2002, Belém. Livro de Resumos. Belém: MPEG, 2002. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Acesso Aberto Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2075 |
Data do documento: | 4-jul-2002 |
Aparece nas coleções: | Resumos - Ciências Humanas |
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