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https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1978
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rocha, Ainete Alcântara C. | - |
dc.creator | Faulhaber, Priscila | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-22T14:56:08Z | - |
dc.date.available | 2023-03-22 | - |
dc.date.available | 2023-03-22T14:56:08Z | - |
dc.date.issued | 2001-07-05 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Ainete Alcântara C.; FAULHABER., Priscila. As máscaras e os instrumentos musicais da "Festa da Moça Nova" Ticuna. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 9., 2001, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 2001. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1978 | - |
dc.description.abstract | The Ticuna societies, inhabitants of the Amazon region, perform the "Festa da moça Nova" ritual of great importance to the identity of the group. The objective of this study was to understand how myth and ritual are articulated, in order to establish processes related to ethnicity and, in turn, to have subsidies to analyze the masks and instruments used during the celebration of female puberty. Based on readings by authors who directly observed the party and the "Curt Nimuendajú" Collection of the Museu Paraense Emilio Goeldi, it was found that the social organization of these indigenous people is based on a clan system that has its origin and explanation in myths, and that are reproduced through ritual. This social order, established by their mythical heroes Yoí and Ipi, is divided into exogamous halves classified into nations defined by them as: "feather" and "featherless" or "air" and "earth," subdivided into clans that are the basis of the kinship system (Camacho 1995). The masks observed symbolize the forces of nature, legendary animals, or Ticuna ancestors (Faulhaber 2000) remembered during the festival, and are produced with the intention of following the teachings of their ancestors, so that the continuity of life in their universe is possible. On the other hand, the instruments are made and played by certain people belonging to specific clans: it is assumed that there is a relationship of complementarity between the two opposing halves and that this can be expressed in the use of the instruments in the ritual and that they are associated with the ties that indicate the sense of Ticuna identity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Museu Paraense Emílio Goeldi | pt_BR |
dc.relation.ispartof | As máscaras e os instrumentos musicais da "Festa da Moça Nova" Ticuna | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Festa da Moça Nova | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos musicais | pt_BR |
dc.subject | Curt Nimuendajú | pt_BR |
dc.subject | Ticuna | pt_BR |
dc.title | As máscaras e os instrumentos musicais da "Festa da Moça Nova" Ticuna | pt_BR |
dc.title.alternative | The masks and musical instruments of the Ticuna "Festa da Moça Nova" | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.resumo | As sociedades Ticuna, habitante da região amazônica, realiza a "Festa da moça Nova" ritual de grande importância na identidade do grupo. Este trabalho teve como objetivo entender como se articulam mito e ritual, no intuito de estabelecer processos relacionados a etnicidade e, por sua vez, ter subsídios para analisar as máscaras e os instrumentos utilizados durante a festa de puberdade feminina. A partir de leituras de autores que observaram diretamente a festa e da Coleção "Curt Nimuendajú" do Museu Paraense Emilio Goeldi, verificou-se que a organização social destes indígenas está baseada em um sistema clânico que tem origem e explicação nos mitos, e que são reproduzidos através do ritual. Tal ordem social, estabelecida pelos seus heróis míticos Yoí e Ipi, está dividida em metades exogâmicas classificadas em nações definidas pelos mesmos como: "pena" e "sem-pena" ou "ar" e "terra", subdivididos em clãs que são a base do sistema de parentesco (Camacho 1995). As máscaras observadas, simbolizam as forças da natureza, animais lendários ou ancestrais Ticuna (Faulhaber 2000) rememorados durante a festa, e são produzidas com intuito de estarem seguindo os ensinamentos dos seus antepassados, para que seja possível a continuidade da vida no seu universo. Por outro lado, os instrumentos são confeccionados e tocados por determinadas pessoas pertencentes a clãs específicos: Supõem-se que existe uma relação de complementaridade entre as duas metades opostas e que podem se expressar no uso dos instrumentos no ritual e que estão associados aos laços indicativos do sentido da identidade Ticuna. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | MPEG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Resumos - Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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