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https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1939
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Lopes, Rifa de Cássia Domingues | - |
dc.creator | Barbosa, Priscila Faulhaber | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-09T17:14:34Z | - |
dc.date.available | 2023-03-09 | - |
dc.date.available | 2023-03-09T17:14:34Z | - |
dc.date.issued | 2000-07-06 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Rifa de Cássia Domingues; BARBOSA, Priscila Faulhaber. Identidade ticuna: (re)contextualizando as peças da coleção curt nimuendajú. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 8., 2000, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 2000. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1939 | - |
dc.description.abstract | This work focused on the Ticuna Collection of the "Curt Nimuendajú" Technical Reserve of the Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). My objective was to analyze and contextualize the material culture/ritual life, as a fundamental instrument for the identity of the group. The Ticuna Collection consists of 444 artifacts collected by the ethnographer Curt Nimuendajú in 1941 and 1942 during fieldwork among these Indians, located in the upper Solimões River, in the state of Amazonas/Brazil, near the border with Colombia and Peru. The artifacts that make up the collection are directly or indirectly related to the Festa da Moça Nova. Thus, I worked, specifically, the artifacts that are part of the craft categories named by Berta Ribeiro (1988) as Ritual Dance Costume (mask) and Musical and Signaling Instruments, trying to demonstrate the importance of the Feast, (re)contextualizing the objects of the collection to understand the Magüta identity, those that were fished by Yoí. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Museu Paraense Emílio Goeldi | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Identidade ticuna: (re)contextualizando as peças da coleção curt nimuendajú | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ticunas | pt_BR |
dc.subject | Curt Nimuendajú | pt_BR |
dc.subject | Coleção | pt_BR |
dc.title | Identidade ticuna: (re)contextualizando as peças da coleção curt nimuendajú | pt_BR |
dc.title.alternative | Ticuna identity: (re)contextualizing the pieces of the Curt Nimuendajú collection | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho focalizou a Coleção Ticuna da Reserva Técnica "Curt Nimuendajú" do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Meu objetivo foi analisar e contextualizar a cultura material/vida ritual, como instrumento fundamental para a identidade do grupo. A Coleção Ticuna é formada por 444 artefatos, colecionados pelo etnógrafo Curt Nimuendajú em 1941e1942, durante o trabalho de campo entre estes índios, localizados no alto rio Solimões, no estado do Amazonas/Brasil, próximo a fronteira com a Colômbia e o Peru. Os artefatos que compõem a coleção, direta ou indiretamente estão relacionados à Festa da Moça Nova. Deste modo, trabalhei, especificamente, os artefatos que fazem parte das categorias artesanais denominadas por Berta Ribeiro (1988) de Indumentária Ritual de Dança (máscara) e Instrumentos Musicais e de Sinalização, tentando demonstrar a importância da Festa, (re)contextualizando os objetos da coleção para compreender a identidade Magüta, aqueles que foram pescados por Yoí. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | MPEG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Resumos - Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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45.IDENTIDADE TICUNA.pdf | 308,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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