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https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1936
metadata.dc.type: | Resumo |
Título : | Comparação das características técnicas e morfológicas da cerâmica da fase mazagão com a do sítio ap-mz-29: bananal do pocinho, da área Maracá |
Otros títulos : | Comparison of the technical and morphological characteristics of Mazagão phase ceramics with those from site ap-mz-29: bananal do pocinho, from the Maracá area |
metadata.dc.creator: | Guedes, Tereza Cláudia Cardoso Guapindaia, Vera Lúcia C. |
metadata.dc.description.resumo: | A década de 50 expressa um marco na arqueologia do Estado do Amapá, pois foi o período que começou a pesquisa sistemática na área e o estabelecimento de uma cronologia para a região, com a divisão de três fases culturais: Aruã, Aristé e Mazagão. A Fase Mazagão se centrou ao sul do Estado e a Cultura Maracá, segundo Meggers & Evans (1957) contemporânea a esta fase, por um determinado tempo ocupou parte desta região, chegando a influenciar a Fase Mazagão. Como as relações entre essas culturas ainda não foram bem estudadas, nosso trabalho consistiu em comparar o material cerâmico do sítio-habitação de Maracá com o material da Fase Mazagão. Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica; localização do material da Fase Mazagão na Reserva Técnica Mário Simões do MPEG e análise deste material em laboratório. A comparação entre essas duas culturas permitiu estabelecer algumas características compartilhadas e as diferenças na cerâmica utilitária entre elas. As semelhanças estão tanto no aditivo utilizado na pasta como nos motivos decorativos e nas formas de vasilha. Com relação ao aditivo identificamos a presença de partículas de mica, quartzo e cariapé nos dois materiais. Quanto a técnica decorativa a utilização de incisão é predominante nas duas culturas, embora a Fase Mazagão apresente motivos mais elaborados. No que diz respeito as formas, a reconstituição a partir de fragmentos do material cerâmico do Bananal do Pocinho indicou semelhanças com algumas vasilhas da Fase Mazagão. A semelhança dos objetos cerâmicos da Fase Mazagão e da cultura Maracá são pronunciadas, levando a pensar que estabelecimento de critérios tão rigorosos para a definição de tipos e fases, pode não significar a existência de diferenças culturais. |
Resumen : | The 1950s marks a milestone in the archaeology of Amapá State, as it was the period that saw the beginning of systematic research in the area and the establishment of a chronology for the region, with the division of three cultural phases: Aruã, Aristé and Mazagão. The Mazagão Phase was centered in the south of the state and the Maracá Culture, according to Meggers & Evans (1957) contemporary to this phase, for a certain time occupied part of this region, even influencing the Mazagão Phase. As the relationship between these cultures has not yet been well studied, our work consisted in comparing the ceramic material from the Maracá dwelling site with the material from the Mazagão Phase. To do this, we conducted bibliographic research; located material from the Mazagão Phase in the MPEG's Mário Simões Technical Reserve, and analyzed this material in the laboratory. The comparison between these two cultures allowed us to establish some shared characteristics and the differences in utilitarian ceramics between them. The similarities are as much in the additive used in the paste as in the decorative motifs and vessel forms. Regarding the additive, we have identified the presence of mica, quartz and cariape particles in both materials. As for the decorative technique, the use of incision is predominant in both cultures, although the Mazagão Phase presents more elaborate motifs. As for the shapes, the reconstitution from fragments of the ceramic material from Bananal do Pocinho indicated similarities with some vessels from the Mazagão Phase. The similarity of the ceramic objects from the Mazagão Phase and the Maracá culture are pronounced, leading one to think that establishing such rigorous criteria for the definition of types and phases may not mean the existence of cultural differences. |
Palabras clave : | Cerâmica Aruã Aristé Mazagão |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Museu Paraense Emílio Goeldi |
metadata.dc.publisher.initials: | MPEG |
Citación : | GUEDES, Tereza Cláudia Cardoso; GUAPINDAIA, Vera Lúcia C. Comparação das características técnicas e morfológicas da cerâmica da fase mazagão com a do sítio ap-mz-29: bananal do pocinho, da área Maracá. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 8., 2000, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 2000. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1936 |
Fecha de publicación : | 6-jul-2000 |
Aparece en las colecciones: | Resumos - Ciências Humanas |
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