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https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1873
metadata.dc.type: | Resumo |
Título : | A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi) |
Otros títulos : | The identity of the Ticuna Indians from the Nimuendajú collection (Emílio Goeldi Museum of Pará) |
metadata.dc.creator: | Lopes, Rita de Cássia Domingues Barbosa, Priscila Faulhaber |
metadata.dc.description.resumo: | As peças etnográficas das coleções museológicas implicam em uma descaracterização étnica, ou seja, sofrem uma descontextualização pela retirada do seu lugar de origem. Todavia as práticas de conservação dentro de museus possibilitam, como no caso da coleção Ticuna do MPEG, sua documentação e contextualização. O objetivo do estudo é analisar aspectos da identidade Ticuna, partindo da observação de uma coleção etnográfica. Realizou-se o levantamento da coleção nos livros de Tombo, manipulação e descrição das máscaras que se encontram na Reserva Técnica do MPEG, utilizando referências bibliográficas sobre a etnia, em termos míticos, históricos e econômicos. Conceitos como teoria do contato, cultura material e identidade são operativos no desenvolvimento do trabalho. O conjunto de artefatos que o etnólogo Curt Nimuendajú coletou entre os índios Ticuna, Alto Rio Solimões - AM, em 1941/4?, durante o período em que foi funcionário e primeiro etnólogo contratado pelo MPEG, é uma coleção de 444 peças. O enfoque estabelecido foi em relação à categoria lndumentária Ritual de Dança, que envolve máscaras (26), vestimentas de máscaras (26) e complementos de máscaras (16), totalizando 68 peças. As máscaras possuem um papel importante no ritual de iniciação feminina realizado pelos Ticuna, denominado "Festa da Moça Nova", que apesar de passar por algumas adaptações e modificações decorrentes do contato com o branco permanece até hoje. A análise, para compreender tal identidade, perpassa pelo entendimento do conjunto no qual ela está inserida, envolvendo os mitos relatados durante a referida 'Festa'. A cada tipo de máscara se ligam determinados mitos que fazem referência específica à sua origem lendária e sobrenatural. As máscaras refletem uma realidade simbólica e social transmitida pelo mito, e estão relacionadas à identidade Ticuna por representarem uma dinâmica própria dentro do grupo. |
Resumen : | The ethnographic pieces in museum collections imply an ethnic decharacterization, i.e., they suffer a decontextualization by being removed from their place of origin. However, conservation practices within museums make it possible, as in the case of MPEG's Ticuna collection, to document and contextualize it. The purpose of this study is to analyze aspects of Ticuna identity, based on the observation of an ethnographic collection. We conducted the survey of the collection in the Tombo books, handling and description of the masks that are in the MPEG's Technical Reserve, using bibliographic references about the ethnic group, in mythical, historical and economic terms. Concepts such as contact theory, material culture, and identity are operative in the development of the work. The set of artifacts that the ethnologist Curt Nimuendajú collected among the Ticuna Indians, Upper Solimões River - AM, in 1941/4?, during the period when he was an employee and the first ethnologist hired by MPEG, is a collection of 444 pieces. The focus was on the category dance ritual clothing, which involves masks (26), mask garments (26) and mask complements (16), totaling 68 pieces. The masks play an important role in the Ticuna initiation ritual for women, called "Festa da Moça Nova," which, despite undergoing some adaptations and modifications due to contact with white people, remains to this day. The analysis, in order to understand such identity, goes through the understanding of the set in which it is inserted, involving the myths told during the referred 'Festa'. Each type of mask is associated with certain myths that make specific reference to its legendary and supernatural origin. The masks reflect a symbolic and social reality transmitted by the myth, and are related to the Ticuna identity by representing a specific dynamic within the group. |
Palabras clave : | Nimuendajú Ticuna Cultura |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Museu Paraense Emílio Goeldi |
metadata.dc.publisher.initials: | MPEG |
Citación : | LOPES, Rita de Cássia Domingues; BARBOSA, Priscila Faulhaber. A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi) . In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 7., 1999, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 1999. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1873 |
Fecha de publicación : | 1-jul-1999 |
Aparece en las colecciones: | Resumos - Ciências Humanas |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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