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https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1834
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Kahwage, Claudia Maria Carneiro | - |
dc.creator | Santos, Antônio Maria de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T20:27:45Z | - |
dc.date.available | 2023-01-16 | - |
dc.date.available | 2023-01-16T20:27:45Z | - |
dc.date.issued | 1998-06-24 | - |
dc.identifier.citation | KAHWAGE, Claudia Maria Carneiro; SANTOS, Antônio Maria de Souza. "sexo diferente": estudo entre um grupo de travestis em Belém-Pa. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 6., 1998, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 1998. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1834 | - |
dc.description.abstract | Little is known about the transvestite groups that emerge at night and occupy countless corners of Belém. They generate their own ideologies and practices. They are hierarchical groups that mark their territories throughout the city. Transvestites are strongly marginalized, because of the evident notoriety and plurality of stigmas: they have the biological male sex and gradually metamorphose into women; most of the time they prostitute themselves to generate capital to survive, since the job market is not open to them. They seek as the final stage of their transformation the king female body standard set by the Brazilian culture: that of the "hot woman". This corporeal status makes possible a greater profitability and consequently assumes its own meanings, which leads the transvestite who possesses it to assume a higher hierarchical position among the groups and to occupy a more valued territorial position. I tried to use in this work the methodology of visual anthropology: interviews that were filmed, photographic essays, and also participant observation. The subgroup selected for study was the one on Almirante Barroso Avenue, which generally includes individuals from various stages of transformation: from the initial to those who are about to apply silicone, take a large amount of female hormone. Thus it became possible to reveal some facets about the ontogeny of the devaluation suffered by transvestites and some strategies - the forms of resistance they put in place to defend themselves, and which enables reproduction and social organization as a group - recognized in behavior and discourse. I will show the multiple identities and sexual categories observed in the field referring to male sexuality; since transvestites assume different social/behavioral postures throughout their transformations that are analyzed here as a long ritual process of passage. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Museu Paraense Emílio Goeldi | pt_BR |
dc.relation.ispartof | "sexo diferente": estudo entre um grupo de travestis em Belém-Pa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudo de gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | "sexo diferente": estudo entre um grupo de travestis em Belém-Pa | pt_BR |
dc.title.alternative | "different sex": a study among a group of transvestites in Belém-Pa | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.resumo | Pouco se conhece acerca de grupos de travestis que emergem à noite e ocupam inúmeras esquinas de Belém. Estes geram ideologias e práticas próprias. São grupos hierarquizados que marcam seus territórios em toda cidade. Os travestis são fortemente marginalizados, por conta da evidente notoriedade e pluralidade de estigmas: possuem o sexo biológico masculino e vão gradativamente se metamorfoseando em mulher; na grande maioria das vezes, se prostituem para gerar um capital para sobreviverem, já que o mercado de trabalho não está aberto a eles. Almejam como estágio último de sua transformação o padrão corporal feminino rei ficado pela cultura brasileira: o da "mulher gostosa". Este status corporeus possibilita uma maior rentabilidade e consequentemente assume significados próprios, que leva o travesti que o possui a assumir uma posição hierárquica mais elevada entre os grupos e a ocupar uma posição territorial mais valorizada. Procurei usar neste trabalho a metodologia da antropologia visual: entrevistas que foram filmadas, ensaios fotográficos e também a observação participante. O subgrupo selecionado para estudo foi o da Av. Almirante Barroso, que comporta, geralmente, indivíduos de várias gradações dos estágios de transformação: desde o inicial até aqueles que estão prestes a se aplicarem silicone, tomam uma grande quantidade de hormônio feminino. Assim tornou-se possível revelar algumas facetas sobre a ontogênese da desvalorização que sofrem os travestis e algumas estratégias - as formas de resistência que põem em prática para se defenderem, e que possibilita a reprodução e organização social enquanto grupo - reconhecidas no comportamento e no discurso. Mostrarei as múltiplas identidades e categorias sexuais observadas no campo referentes à sexualidade masculina; já que os travestis assumem diferentes posturas sociais/comportamentais ao longo de suas transformações que são aqui analisadas como um longo processo ritual de passagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | MPEG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Resumos - Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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