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https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1473
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | O tambor Ka’apor e o percutir de outros povos: estudo introdutório sobre o membranofone em contextos indígenas |
Other Titles: | The Ka’apor drum and the percussion of other peoples: an introductory study on the membranophone in indigenous contexts |
metadata.dc.creator: | CAMARINHA, Hugo Maximino GARCÉS, Claudia Leonor López KA'APOR, Valdemir |
metadata.dc.description.resumo: | Trabalhos sobre música indígena, com foco específico na organologia ameríndia, dão prevalência aos instrumentos musicais aerofones. Colocar em paralelo o estudo de outros instrumentos musicais indígenas nos parece significativo. Entre o conjunto de instrumentos característicos dos povos indígenas, no contexto da Amazônia, o tambor tem sido o menos abordado pela etnomusicologia. O presente estudo aborda o tambor dos indígenas Ka’apor, povo falante de língua do tronco Tupi, habitantes da Terra Indígena Alto Turiaçu, Maranhão, Brasil. A partir do enfoque da etnomusicologia e com base em levantamento feito em acervos etnográficos e em pesquisa etnográfica, procuramos evidenciar as particularidades do tambor Ka’apor e de seus aspectos performáticos, em paralelo com outros instrumentos membranofones em outros contextos indígenas e quilombolas. A multiplicidade de desígnios e a aplicabilidade do instrumento, entre os diferentes grupos abordados, denotam correlação ou divergência, dependendo dos contextos culturais particulares. Por haver escassa equanimidade entre as diversas abordagens, é importante que haja um olhar distinto sobre o membranofone indígena, devendo este ser elevado a outra categoria, uma que lhe conceda um lugar justo, junto ou a par dos estudos dos demais instrumentos musicais indígenas. |
Abstract: | Much of the ethnographic work on indigenous organology has a specific focus on wind instruments, but we maintain that the study of other indigenous musical instruments is also important. Among non-wind instruments, membranophones have received the least attention in ethnomusicology. This study describes the drum instrument of the Ka’apor people (Tupi- Guarani language speakers who live in the Alto Turiaçu Indigenous Reserve in Maranhão, Brazil) from an ethnomusicological perspective based on fieldwork and research in ethnological archives. We highlight the unique features and performative aspects of the Ka’apor drum alongside other membranophone instruments in other indigenous and quilombola contexts. We understand the myriad of purposes and applications of these instruments among different indigenous groups in lowland South America to represent both correlations and divergencies, depending on the particular cultural context. Because of the lack of identical relative intensity among the various approaches, modern ethnography requires a different approach to indigenous membranophones that puts these instruments on equal footing with studies of other indigenous musical instruments. |
Keywords: | Povo indígena Ka’apor. Membranofone ameríndio. Música indígena. Ka’apor people. Amerindian membranophones. Indigenous music. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.initials: | IBICT |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | e20180128 |
URI: | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1473 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | Ciências Humanas - Artigos Publicados em Periódicos |
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O tambor Ka’apor e o percutir de outros povos.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | View/Open |
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