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https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1228
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | A persistência do aviamento: colonialismo e história indígena no noroeste amazônico |
Other Titles: | The persistence of aviamento: colonialism and indigenous history in the Amazonian northwest |
metadata.dc.creator: | Meira, Marcio Augusto Freitas de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Freire, Jose Ribamar Bessa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Geiger, Amir |
metadata.dc.contributor.referee2: | Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Gomes , Flavio dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee4: | Andrello , Geraldo Luciano |
metadata.dc.contributor.referee5: | Luciano, Gersem José dos Santos |
metadata.dc.description.resumo: | A presente tese analisa a “longa duração” do sistema de aviamento no oroeste Amazônico, território tradicionalmente ocupado pelos povos Tukano, Aruak e Maku. Nesta região, a colonização teve início no século XVII e, desde a sua gênese até o presente, marcou as relações entre colonos e indígenas, assentando-se no sistema de escambo a crédito que passou a se chamar “aviamento” no século XX. Nesse sistema, “compradores” externos adiantam mercadorias aos “vendedores” indígenas que as pagam com produtos, vinculando-os numa relação de dívida e estruturando uma rede hierárquica de dominação entre “patrões” e “fregueses”. Os indígenas, embora impactados pelas guerras e a escravidão, lograram atuar nesse tempo longo nas margens do regime de violências e assim conservaram e renovaram seu sistema social regional. A análise desta tese conduz a uma abordagem interdisciplinar do processo colonial, estabelecendo um diálogo entre história e memória. Ao tratar do tema da formação e persistência do sistema de aviamento, objetiva demonstrar como ele constitui, ainda hoje, um dos fatores estruturantes da complexa equação que identifica e explica o Noroeste Amazônico. |
Abstract: | This dissertation analyzes the “long term” of the aviamento system in the Northwest Amazon, a territory traditionally occupied by the Tukano, Aruak, and Maku people. In this region, the colonization begun in the XVII century and, since your genesis to the present, had a major influence in the relations between the settlers and indigenous through the barter system trough credit, called it in the XX century as “aviamento”. In this system, external “buyers” give merchandises in advance to the indigenous “sellers” which, in turn, pay with goods. This create a relationship between them based on debt; producing a hierarchical network of domination amid the “patrons” and the “clients”. The indigenous, despite the fact they had been affected by war and slavery, manage to act in the fringes of this long term violent regime and, in consequence, succeed to conserve and renovate their regional social system. The analyses of this dissertation are an interdisciplinary approach to the colonial process; establish a discussion among history and memory. By dealing with the subject of the formation and persistence of the aviamento system, we aim to demonstrate how it still is one of the structural factors to consider in the myriad of factors that identify and explain the Northwest Amazon. |
Keywords: | Povos Indígenas Noroeste Amazônico Aviamento Extrativismo Colonização |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Museu Paraense Emilio Goeldi |
metadata.dc.publisher.initials: | MPEG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.publisher.program: | PPG1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1228 |
Issue Date: | 22-Sep-2017 |
Appears in Collections: | Ciências Humanas - Teses e Dissertações |
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